IDEB: escolas municipais de Japi atingem meta para o 5º ano - Joabson Silva

NOVAS

06/09/2018

IDEB: escolas municipais de Japi atingem meta para o 5º ano


O Ministério da Educação apresentou nessa semana, os resultados do índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb). A rede municipal de ensino de Japi, em relação à 4ª série/5º ano, atingiu a meta prevista para o ano de 2017, chegando ao índice de 3,8. Esta foi a terceira vez em dez anos que a expectativa foi alcançada.

Em relação ao índice referente à 8ª série, que hoje equivale ao 9º ano, a meta não foi atingida. A previsão era que o município atingisse a marca de 3,4 em 2017, mas registrou apenas 3,1. Japi nunca atingiu a meta projetada nesta categoria desde 2005, quando o Ideb começou a ser avaliado

Escolas estaduais 

Em índices gerais, a avaliação da 8ª e 9ª série, ofertada pelo estado em Japi, se manteve abaixo da meta, como ocorre também desde que a avaliação começou a ser utilizada. O ensino médio apresentou nota 2,3 no município, mas não havia sido estabelecida meta para este ano. Para 2019, quando deve ser feita nova avaliação, a expectativa é atingir 2,4. 

Clique aqui e confira os resultados.

IDEB

O Ideb é um indicador que relaciona o desempenho dos alunos com dados de fluxo escolar. O estudo é realizado a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e avalia alunos do ensino fundamental da rede pública e do ensino médio de escolas públicas e privadas. Segundo o estudo, o índice alcançado por alunos do ensino médio está estagnado há quatro anos.