Candidato a deputado, Fernando alerta que a seca não é um problema somente do interior - Joabson Silva

NOVAS

01/10/2018

Candidato a deputado, Fernando alerta que a seca não é um problema somente do interior


Baseado no Censo Demográfico de 2010, a região semiárida ficou assim delimitada em aproximadamente 56% da área total do Nordeste e 92,97% do território do Rio Grande do Norte está nessa porção. Dos 167 municípios potiguares, 147 estão distribuídos na área do semiárido. “Precisamos entender que problema da seca é do estado inteiro. A região metropolitana tem que se preocupar com isso”, alertou Fernando Bezerra, candidato a deputado estadual.

Fernando lembrou que a capital é abastecida pela produção da agricultura familiar do interior e, se a seca prejudica essa produção, afeta diretamente o comércio. “Precisamos ter uma pauta de pesquisa, tecnologia e inovação, para o reaproveitamento e reuso da água. Sendo eleito, quero defender na Assembleia o fortalecimento de instituições como EMPARN e EMATER, para aplicar pesquisa na atividade primária que é a agropecuária, para que possamos produzir com menos agua”, destacou.

O candidato do Solidariedade ressaltou que, estrategicamente, o problema da falta de água e de agressões ao meio ambiente estão associados ao desenvolvimento econômico e ao bem estar das pessoas. “Devem ser preocupações coletivas do Estado. Nós temos potencialidades e alternativas. Temos que viabilizar um cenário com mais gente e menos água. No Seridó, temos as oficinas de costura como uma estratégia extraordinária, pois não usam água no processo de produção”, explicou.

Fernando foi diretor-presidente da ADESE – Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó e também integrou o Conselho Estadual de Recursos Hídricos. Como secretário de Assistência Social do RN (2006 a 2008), desenvolveu projetos de Economia Solidária e programa de cisternas “Água para Todos”.