TRE pede reforço de tropas federais para 72 municípios do RN no 2º turno das eleições - Joabson Silva

NOVAS

16/10/2018

TRE pede reforço de tropas federais para 72 municípios do RN no 2º turno das eleições


O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN) vai pedir reforço de tropas federais para a segurança em 72 municípios potiguares no segundo turno das eleições, marcado para o domingo 28 de outubro. São 25 cidades a menos em relação ao primeiro turno do pleito que aconteceu dia 7.

Conforme o TRE, a redução de 97 cidades para 72 deve ocorrer "por se tratar de um turno mais simples e tranquilo" atende à demanda dos juízes eleitorais. "O pedido segue para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que seja autorizado o envio do exército. No mais, as forças estadual e municipal (guarda municipal) serão mantidas", informou.

Em reunião nesta segunda-feira (15), quando informou o reforço do pedido de segurança, o presidente do TRE, desembargador Glauber Rêgo, destacou que o RN foi o primeiro estado do Nordeste a realizar a totalização de votos e o 12º no Brasil.

“Temos a missão de assegurar a segurança e organização da liberdade no exercício do direito do voto. Não apenas isso, temos a atribuição de garantir que o processo eleitoral obedeça às exigências de ordem normativa e siga base moral e ética compatível com os valores da probidade e da lisura”, afirmou.

Na ocasião, foram apresentados dados sobre o primeiro turno das eleições. Na região Oeste, por exemplo, uma falta de energia atingiu 114 seções, que correspondem a um terço das seções pertencentes à 34ª zona eleitoral. O fato gerou atraso no começo da votação.

Veja outros dados do 1º turno:

– O primeiro voto no RN foi registrado às 08 horas e seis segundos;

– A primeira transmissão de boletim de urna foi realizada às 17h 18min 16seg;

– 80.075 eleitores justificaram ausência no primeiro turno;

– Abstenção no primeiro turno: 17,12%;

– Tempo médio para habilitação do eleitor: 29 segundos;

– Tempo médio de votação por eleitor: 01 minuto e 07 segundos;

– Média de eleitores por hora no RN: 30 pessoas;

– Biometria: 86,32% dos eleitores do RN tiveram o reconhecimento biométrico, dos quais 65% foram na primeira tentativa.