Campanha contra Febre Aftosa segue até o dia 30 no Rio Grande do Norte - Joabson Silva

NOVAS

23/11/2018

Campanha contra Febre Aftosa segue até o dia 30 no Rio Grande do Norte


A campanha de combate a Febre Aftosa continuará em vigor no Rio Grande do Norte até o próximo dia 30 de novembro. A informação foi confirmada pelo Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (IDIARN), que reforçou que o prazo para a segunda etapa da campanha de vacinação.

Nessa etapa, a vacinação será obrigatória apenas para os animais de 0 a 24 meses, mas os demais também deverão ser declarados.

“O produtor cadastrado junto ao IDIARN deverá adquirir sua vacina em uma das lojas autorizadas a comercialização e, após isso, vacinar seus animais e declarar o rebanho em um dos nossos escritórios, EMATER ou Secretárias Municipais de Agricultura”, afirmou o diretor geral do Idiarn, Camillo Collier.

O RN tem hoje um rebanho bovino de 891.848 animais. Na primeira etapa da ação, em maio, o Estado vacinou 96,87%, mantendo os bons índices do ano anterior. Esses números permitem que o Rio Grande do Norte continue com status livre de febre aftosa com vacinação.

Em 2014, o Estado foi reconhecido internacionalmente livre de aftosa com vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Desde que conseguiu a classificação, sonhada há décadas pelos criadores potiguares, o RN passou a exportar seus animais.