RN instala comissão para cumprir metas da ONU de desenvolvimento sustentável - Joabson Silva

NOVAS

07/11/2018

RN instala comissão para cumprir metas da ONU de desenvolvimento sustentável


O Governo do Estado realiza nesta quarta-feira, 7, a instalação da Comissão Estadual para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que terá a finalidade de debater ações e projetos para o cumprimento dos 17 objetivos definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), através da Agenda 2030, no Rio Grande do Norte. O evento ocorrerá no auditório da Governadoria, às 15h, e também promoverá a posse dos integrantes da comissão, e palestra do coordenador do Escritório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em Salvador (BA), Frederico Lacerda.

A Comissão Estadual da ODS é coordenada pelo Gabinete Civil do RN e conta com representantes de diversas Secretarias de Estado, das Universidades Federal e do Estado do Rio Grande do Norte (UFRN e UERN), do Tribunal de Justiça e Assembleia Legislativa, da Federação dos Municípios do RN (FEMURN), das entidades do setor produtivo FIERN e FECOMÉRCIO, além de três instituições da sociedade civil que foram selecionados através de edital público: Instituto Brasileiro de Habitação de Interesse Social – IBRHIS; Grupo de Apoio à Criança com Câncer do Rio Grande do Norte – GACC; Núcleo de Meio Ambiente Renovável – NUMAR.

Presença do PNUD

O Coordenador do Escritório do PNUD em Salvador, Frederico Lacerda, estará presente na primeira reunião da comissão estadual da ODS como palestrante sobre o tema. Frederico tem nacionalidade portuguesa e brasileira e atua há 12 anos no Programa da ONU. Graduado em Antropologia Social e Estudos do Desenvolvimento, com mestrado em Administração, Frederico Lacerda é responsável pela carteira de projetos do Escritório do PNUD na capital baiana, cuja cooperação abrange os Estados da região nordeste do país em áreas diversas como desenvolvimento rural, urbano, econômico e social.

Agenda 2030

As 17 Ações que compõe os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram definidas em 2015, e são alinhados com 169 metas estabelecidos pela ONU, envolvendo temáticas diversificadas, como erradicação da pobreza, segurança alimentar e agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudanças climáticas, sustentabilidade nos centros urbanos, proteção dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura e industrialização, governança, e meios de implementação.