Vagas para o Mais Médicos no RN foram 100% ocupadas, diz Sesap - Joabson Silva

NOVAS

27/11/2018

Vagas para o Mais Médicos no RN foram 100% ocupadas, diz Sesap


As vagas do edital destinadas para o Programa Mais Médicos no Rio Grande do Norte foram 100% preenchidas, segundo a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). No total, estão sendo ocupadas 183 vagas.

De acordo com a coordenadora do Programa no RN, Ivana Fernandes, o contato dos profissionais com os municípios em irão trabalhar já está sendo feito para ocupação. “Os médicos que aderiram ao programa já estão fazendo contato com os gestores para assumirem as vagas deixadas pelos cubanos”, explicou Ivana.

No Rio Grande do Norte, ao todo, 16 médicos cubanos deixaram o programa no último dia 22 de novembro. No próximo dia 28 outro grupo também vai sair, mas ainda não se sabe quantos.

Os municípios onde atuavam os médicos cubanos que partiram são Brejinho, Lagoa D’Anta, Monte Alegre, Vila Flor, Grossos, Guamaré, Ielmo Marinho, Pedra Preta, Acari, Currais Novos, Parelhas, São Vicente, São José do Campestre e Marcelino Vieira. As vagas serão preenchidas pelos médicos que ingressarem com o novo edital.

Alunos do curso de medicina da Universidade Potiguar (UnP) conseguiram adiantar o término do curso para concorrer às vagas e adentrarem no mercado de trabalho.

De acordo com o diretor do curso de medicina da instituição, Fernando Suassuna, a demanda surgiu com a saída dos médicos cubanos. “Abriu uma nova oportunidade para os alunos concluintes terem o seu mercado imediato”, declarou.

Os alunos atuarão durante três anos no Programa Mais Médicos e receberão cerca de R$ 11 mil. Segundo Fernando, a especialização destes alunos será feita dentro do programa. “O Mais Médicos tem uma carga horária só para eles estudarem a medicina da família, que é exatamente capacitar o profissional graduado a se especializar nessa área”, finalizou.