Jornalista diz que os cartórios viraram os principais inimigos da modernização do Brasil - Joabson Silva

NOVAS

04/03/2020

Jornalista diz que os cartórios viraram os principais inimigos da modernização do Brasil


O Jornalista Cláudio Humberto destacou em sua coluna desta quarta-feira que os cartórios viraram os principais inimigos da modernização do Brasil, impedindo a adoção soluções inteiramente digitais, como na Estônia, país que virou referência em todo o mundo. As tecnologias existem, são baratas, estão disponíveis, mas no Brasil o bilionário lobby dos cartórios liquidam, no governo e no Congresso, qualquer iniciativa que ameace o faturamento do setor, que totalizou R$16 bilhões em 2019.

O Distrito Federal está pronto para ficar ainda mais digital que a Estônia, mas os cartórios se recusam a apoiar as iniciativas.

Cartórios não abrem mão de papel, carimbo, reconhecimento de firma, autenticação, escrituras etc, que são a base do faturamento bilionário.

O DF, como na Estônia, pode oferecer pela internet 99% dos serviços públicos, incluindo obtenção de documentos e declaração de impostos.

“Certificado online”, na Estônia, é assinatura digital, que o cidadão usa para votar, fazer transações bancárias, acessar histórico de saúde etc.

Até a publicação desse post, a associação dos cartórios Brasileiros(Anoreg), não tinha se pronunciado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário