Festa de Sant’Ana é celebrada de forma virtual no Seridó - Joabson Silva

NOVAS

20/07/2020

Festa de Sant’Ana é celebrada de forma virtual no Seridó


A 212ª edição da Festa de Sant’Ana, uma das mais tradicionais no Seridó do Rio Grande do Norte, será comemorada de forma virtual neste ano em função da pandemia do no coronavírus. Os “festejos” online já começaram no município de Currais Novos, da qual Sant’Ana é padroeira, e os fiéis têm acompanhado tudo através de redes sociais.

Os festejos começaram no dia 16 de julho e vão até o dia 26 em Currais Novos. “Tivemos a missa de abertura oficial da festa de Sant’Ana neste novo formato, sem a presença dos fiéis, às portas fechadas, transmitido pelas mídias sociais da nossa Paróquia de Sant’Ana. E tem sido um momento diferente, mas que as pessoas têm relatado que têm se emocionado também do mesmo jeito, na sua fé e devoção à Sant’Ana”, contou o Padre Cláudio Dantas, pároco de Sant’Ana em Currais Novos.

Uma dessas fiéis é a professora aposentada Ivanilda Augusta da Silva Vieira, que espera tirar algumas lições desse período. “A nossa vovó Sant’Ana representa fé, esperança por dias melhores para que esse período de pandemia passe e nos deixe enquanto cristãos cada vez melhores. Que nós nos tornemos cada vez mais solidários com aquelas pessoas que necessitam”, falou.

A programação conta também com uma parte social, com alguns celebrações e também com apresentações de artistas locais, além das missas – as transmissão são nas páginas da Paróquia de Sant’Ana de Currais Novos. “Tivemos que reinventar a maneira de celebrar. Desde o dia 1 de junho, temos tido as visitas virtuais de Sant’Ana. As famílias também fazem leilões por aplicativos e haverá uma feijoada por ‘drive thru’, com as compras por antecedência, para as famílias comerem em casa”, disse o Padre Cláudio Dantas.

“Além disso, teremos lives através das redes sociais com artistas locais. Tem sido uma festa diferente, mas que a comunidade abraçou. Eu peço a cada um dos seridoenses, curraisnovenses, devotos de Sant’Ana que não percam a fé, a esperança, porque a tempestade vai passar e em breve nós estaremos todos juntos e mais fortes”.

No município de Caicó, onde a festa também é tradicional, os festejos presenciais também foram cancelados e todos acontecerão de forma virtual. A prefeitura da cidade, no entanto, ainda não divulgou oficialmente a programação da festa, que vai de 22 de julho a 2 de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário