Prefeitura de Japi desapropria terreno e causa grande polêmica - Joabson Silva -->

NOVAS

28/08/2020

Prefeitura de Japi desapropria terreno e causa grande polêmica


A Prefeitura Municipal de Japi decretou, através do Decreto nº 025/2018, de maio de 2018, que a área de 6,95 hectares à direita da entrada do município de Japi era de utilidade pública, oportunidade na qual afirmou: “A área desapropriada será de grande utilidade para esta municipalidade, pois permitirá a construção de equipamentos sociais que servirá a toda municipalidade, principalmente: Ginásio Poliesportivo, Escola Modelo, Campo de Futebol, dentre outros”. 

Passados mais de dois anos deste Decreto, nada foi feito, não há verba ou emenda parlamentar para construção de nenhum dos “equipamentos sociais”, tampouco autorização do IDEMA para instalação de um novo cemitério nas proximidades do rio Jacu.

O prefeito Jodoval Pontes resolveu entrar com Ação de Desapropriação, na qual informou que ali seria feito um cemitério, dizendo que no cemitério local não há mais espaço. O que foi contestado, pois ainda há espaços no cemitério para abertura de novas covas (como mostra a imagem abaixo).

Para algumas pessoas ficou demonstrado que a desapropriação tem, neste momento, o único objetivo de impor derrota aos familiares de Francisquinho Medeiros, donos da área e cuja filha, Sanzia Medeiros, é pré candidata a Prefeita de Japi. 

A Prefeitura tomou posse do terreno afirmando que o mesmo valia pouco mais de R$ 18.000,00 (dezoito mil reais), e considerou que a área faz parte da zona rural do município. O que também está sendo contestado.

Tanto é que a coisa foi feita às pressas que perímetro desenhado pela Prefeitura para desapropriação cortou o histórico campo de futebol ali presente, impedindo que os desportistas locais, já carentes de espaços onde praticar esportes, pudessem dali se utilizar como faziam há tantos anos. 

Todos esses motivos serão avaliados na ação que corre na justiça, e eu espero que o povo de Japi não seja prejudicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário